arTeira trakkinna

domingo, 8 de julho de 2012

SAÚDE, UMA QUESTÃO DE INTELIGÊNCIA: Você cuida de seu aparelho digestivo?




SAÚDE, UMA QUESTÃO DE INTELIGÊNCIA: Você cuida de seu aparelho digestivo?







Meu pai faleceu aos 87 anos e segundo os médicos que cuidavam dele seu cérebro funcionava como o de uma pessoa muito jovem. Não tinha problema algum de memória. Fazia repentes em fração de minutos. Criava adivinhações e charadas que muita gente levava até dias para descobrir as respostas, quando conseguia.
Era alegre, bem humorado e gostava de ser o centro das atenções, divertindo a todos.
Um dia foi internado no Hospital João XXIII, em Campina Grande (PB), com problemas cardíacos e numa manhã fui chamada pelos médicos para mediar uma situação que estava acontecendo durante a noite na ala em que ele estava alojado. Pediram-me para contê-lo porque os safenados, os quais deveriam ficar em total repouso e isolados para não serem acometidos de infecção hospitalar, estavam fugindo para ir se divertir ouvindo e admirando meu pai. Davam altas risadas. Foi um constrangimento para mim, mas regado a sorrisos amarelos por fora e laranja por dentro.


Bem, para resumir, ele havia feito um poema sobre seu nascimento e no dia de sua partida definitiva, após tomar um banho, barbear-se, vestir uma roupa apresentável e ir visitar seus irmãos e amigos mais próximos, fez o poema de sua morte. Em seguida, aconchegou-se em sua cadeira preferida e deu o último suspiro.

Mas, o que tem a ver esta pequena história com o tema do post (SAÚDE, UMA QUESTÃO DE INTELIGÊNCIA: Você cuida de seu aparelho digestivo)?

Ele, meu querido pai, como vemos parecia ser um homem superinteligente. Sua inter inteligência emocional era formidável. Mas, como muitos boêmios, artistas, poetas, etc., a intra não era lá estas coisas. Na verdade não se cuidava mesmo. Fumou durante 40 anos. Nunca bebeu, felizmente!

Voltemo-nos, portanto, para a questão digestiva.
É comum pensarmos que nordestino se alimenta mal porque faltam alimentos à mesa. Entretanto, mesmo compreendendo que há ainda muitos problemas econômicos em nossa região, o que falta também é mais informação e o comprometimento com a saúde e as escolhas sobre o que ingerir para se ter uma boa saúde, especialmente em relação aos órgãos envolvidos no trato intestinal.


Temos, em nossa região, muitas frutas tropicais (caju, manga, jaca, goiaba, maracujá como outras muitas frutas de época)- temos milho, feijão,abóboras em abundancia, peixes de água doce, raízes (a exemplo de batata doce, macaxeira, inhame), folhas verdes, etc. A despeito de todas as questões do semiárido, falta vontade e coragem para se comer bem. Pois, em se plantando quase tudo dá.

Não me lembro de meu pai comendo coisas industrializadas. O café era preparado e pilado (triturado) por minha mãe, assim como a massa de cuscuz, a fuba (farinha de milho para comer com mel de rapadura) os doces usando rapadura ao invés de açúcar, a carne seca.Meu pai plantava, fazia farina de mandioca e criava porcos e galinhas (tínhamos ovos caipiras, a toda hora). Minha família também criava caprinos. Portanto tínhamos leite e queijos naturais, sem muitos problemas. Enfim, era tudo muito natural. Só tomávamos guaraná e comíamos biscoito de água e sal quando ficávamos doentes. Era uma forma de compensação, que incluía maçãs, pois estas eram caras e pouco se via.

Qual o problema então?
O problema é que a alimentação de meu pai se resumia a feijão, arroz e carne, muita carne vermelha. À noite, cozinhava ovos, muitos, e comia-os.
As consequências apareceram no final de seus dias: muitos dias sem evacuar, sentindo dores insuportáveis, e outros muitos dias em que a diarreia era constante.

Diagnóstico? Câncer gastro intestinal.

Foi isto que o vitimou. Ele tinha problema renal, cardíaco e pulmonar há mais de dez anos. Mas o que piorou todo seu quadro foram os problemas digestivos.
Por isto, garimpei na net (http://msn.minhavida.com.br/alimentacao/galerias/15329-conheca-sete-alimentos-inimigos-da-prisao-de-ventre),esperando eu mesma exercitar minha inteligência alimentar, o seguinte artigo:

“Quantas vezes por dia você vai ao banheiro? Todos os dias? Uma vez a cada dois dias? Segundo o gastroenterologista Laércio Tenório Ribeiro, da Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG), não é apenas a frequência das evacuações que define se uma pessoa tem ou nãointestino preso. "Apresentar fezes ressecadas, fazer muito esforço para evacuar e ter a sensação de que nem tudo foi eliminado também caracteriza a constipação intestinal", explica.

De acordo com o especialista, as causas variam, mas um dos principais motivos para a prisão de ventre é a dieta. Por isso, o Minha Vida conversou com nutricionistas para saber quem são os grandes vilões da história.



Refrigerante
"Refrigerantes são ricos em açúcar e diversas substâncias químicas que prejudicam a atuação das bactérias benéficas do intestino e favorecem a proliferação de bactérias perigosas", alerta a nutricionista Gabriela Calsing, da clínica Salus Nutrição, em Brasília. Sucos naturais, por outro lado, podem ter efeito laxante, estimulando o funcionamento desse órgão. "Invista em opções com grande porcentagem de água, como o melão, a melancia e o mamão", recomenda.

Fast-food
O consumo excessivo de fast-food pode tanto prender o intestino quanto causar diarreia. ?Como eles são alimentos ricos em carboidratos simples, gorduras saturadas e trans, sódio e outros conservantes, podem causar desequilíbrios, alterando o funcionamento do intestino tanto para um extremo quanto para outro?, aponta a nutricionista Gabriela. Outros prejuízos são má digestão e gases.

De acordo com a especialista, não é porque você está comendo fora que precisa fazer refeições pouco saudáveis. "Procure self-services com buffet de saladas e selecione alimentos menos industrializados e processados, como carnes magras, arroz integral e feijão", recomenda. Assim, você ingere mais fibras, vitaminas e minerais, favorecendo o bom funcionamento intestinal.

Suco de caixinha
Sucos de caixinha são ricos em açúcar e conservantes, componentes que prejudicam o funcionamento do intestino e favorecem a prisão de ventre. Por isso, não se engane achando que eles se igualam aos sucos naturais. "Ao invés deles, invista em opções naturais e, de preferência, com o bagaço para aumentar a ingestão de fibras", propõe a nutricionista Cátia Medeiros, da clínica Atual Nutrição, em São Paulo. Outra maneira eficaz de consumir ainda mais fibras é adicionando linhaça triturada ou chia em alimentos como iogurte ou salada de frutas.

Salgados fritos
Coxinha, bolinha de queijo e outros salgados fritos podem piorar o quadro de intestino preso, afirma a nutricionista Gabriela. "Isso acontece porque eles são alimentos pobres em fibras e ricos em carboidratos simples e gorduras saturadas e trans", explica. Para estimular o funcionamento do intestino, consuma lanches com pão integral, frios com pouca gordura e salada crua, que possuem mais fibras. O melhor de tudo é que essa refeição ainda proporciona saciedade por mais tempo.

Bolacha água e sal
"A bolacha água e sal é rica em carboidratos refinados, pois não é feita com farinha integral, e pode conter gordura trans, o que favorece a prisão de ventre", diz a nutricionista Cátia. Por isso, substitui-las por versões integrais é a melhor saída. Não se esqueça de beber bastante água para que, assim, seja formado o bolo fecal.

Chocolate
Deu vontade de comer chocolate? Então prefira versões mais amargas com até 70% de cacau, que não possuem leite e contêm menos açúcar. "O chocolate ao leite pode causar gases e, por conta das proteínas do leite, prejudicar o funcionamento intestinal", esclarece Gabriela. Segundo a nutricionista, o ideal é evitar doces ricos em açúcar simples em geral, pois eles alimentam bactérias que são prejudiciais ao intestino.

Algumas frutas
A explicação para o fato de algumas frutas prenderem ou soltarem o intestino é o fato de que elas possuem diferentes tipos de fibras. As fibras insolúveis são as que ajudam a aumentar o volume das fezes, acelerando o trânsito intestinal, aponta a nutricionista Cátia. As fibras solúveis, por sua vez, atuam na regularização intestinal e são igualmente importantes, mas podem causar leve constipação. Para quem sofre do problema, o ideal é evitar o caju, a banana prata, o limão e a goiaba. Invista na banana nanica, no mamão, na jaca, no abacate e na ameixa, além das frutas com bagaço, como a laranja e a mexerica”.