arTeira trakkinna

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Projeto didático:Carnaval do I Ciclo do Ensino Fundamental I




O Galo da madrugada: maior bloco carnavalesco do mundo

Em 2010, o desfile do bloco Galo da madrugada, no centro do Recife, arrastou mais de 2 milhões de foliões, segundo os organizadores.




Bonecos de Olinda sobem e descem as ladeiras de Olinda seguindo o blocos de frevo


Observem aqui o destaque da pntura par os pés.Em epecial os do dançarino central. Eles transmitem a alegria e o compasso do frevo.Portinari retratou esta dança carnavalesca pernambucana, o "Frevo", cujo significado nos remete ao verbo ferver.

Projeto didático:
Allah-la-ô, ô ô ô ô ô ô...o carnaval chegou

Allah-la-ô, ô ô ô ô ô ô...o carnaval chegou

Allah-la-ô (marcha/carnaval)
Haroldo Lobo
Composição: Haroldo Lobo e Nássara - 1941
Allah-la-ô, ô ô ô ô ô ô
Mas que calor, ô ô ô ô ô ô
Atravessamos o deserto do Saara
O Sol estava quente, queimou a nossa cara
Allah-la-ô, ô ô ô ô ô ô
Mas que calor, ô ô ô ô ô ô...
Viemos do Egito
E muitas vezes nós tivemos que rezar
Allah, Allah, Allah, meu bom Allah
Mande água pro iôiô
Allah, meu bom Allah,
http://letras.terra.com.br/haroldo-lobo/691753/

Justificativa
Os alunos, desde cedo, se deparam, direta ou indiretamente, com situações carnavalescas. Seja através das chamadas midiáticas, como as do rádio e da TV, seja através de familiares e mesmo das próprias crianças, motivadas pelos adultos.
Carnaval é uma manifestação cultural popular
Assim sendo, se constitui num excelente objeto de conhecimento a ser desvendado. Em especial, por sua significância social e cultural, mas também porque permite múltiplas situações de integração de conteúdos e de interdisciplinaridade. Além disto, a esta momesca também pode suscitar diversos questionamentos a respeito de nossa ancestralidade africana. E como tal não pode ser dissociado das práticas escolares.
Publico Alvo
Alunos do primeiro e segundo ciclos do Ensino Fundamental 1

Objetivo Geral

Promover o estudo do carnaval como um conteúdo que levará os alunos a valorizarem a festa como um evento com fortes raízes na cultura africana.

Objetivos Específicos

• Conhecer a história do carnaval da cidade e/ou do Estado;
• Estabelecer uma linha de tempo sobre as manifestações carnavalescas no município e/ou no estado;
• Ler e ouvir textos poéticos (musicas, poemas, quadrinhas, etc.) acerca do carnaval;
• Aprender a ler e escrever tendo como suporte as letras de musicas carnavalescas como marchinhas, sambas, frevo e axé, por exemplo;
• Conhecer, oralmente e por escrito, palavras do vocabulário carnavalesco (Músicas, danças, grupos, blocos, bailes, fantasias, escolas de samba, brinquedos, instrumentos musicais, etc.) brasileiro, em contextos significativos, como músicas, por exemplo.
• Expressar-se oralmente, com o corpo e através das artes plásticas, tendo como base os festejos carnavalescos;
• Socializar com os demais alunos da Escola, frevos aprendidos durante a semana;
• Confeccionar adereços carnavalescos (mascaras para decorar a Escola, serpentinas, confetes e cartazes convidando para a festa de momo, na Escola.

Conteúdos
• Manifestações carnavalescas na cidade, no Estado e no Brasil;
• Música de carnaval (frevos);
• Danças carnavalescas (frevos);
• Leitura e escrita de frevos;
• Lista de palavras do universo carnavalesco;
• Fantasias de carnaval;
• Fotografia fotos sobre o carnaval.
• Relação do carnaval com a Cultura Africana;
• Cultura Afra Brasileira;
• Carnaval em Recife, Olinda;
• Frevo: Canto e dança;
• Vocabulário carnavalesco (Músicas, danças, grupos, blocos, bailes, fantasias, escolas de samba, brinquedos, instrumentos musicais, etc.);
• Expressão artística: festejos carnavalescos;
• Ornamentação e adereços carnavalescos.


Atividades

• Conversas informais sobre o carnaval da cidade e do Estado;
• Pesquisas sobre o carnaval através de entrevistas com familiares, fotos, textos, etc.;
• Organizar uma linha de tempo com os dados pesquisados;
• Contar histórias breves que abordem a temática carnaval;
• Leitura e escuta de textos poéticos sobre o carnaval;
• Através de vídeos, pesquisa em TV, revistas, jornais, etc., ressaltar as diversas maneiras de comemorar o carnaval (Músicas, danças, mela-mela, ruas, blocos, bailes, concursos de fantasias, desfile de escolas de samba, etc.).
• Providenciar suportes que contenham fotos ou imagens para que as crianças possam visualizar algumas manifestações carnavalescas e ritmos diversos (Samba, maracatu, boi, frevo, axé, marcinhas, etc.);
• Roda de conversa: quais as danças e musicam preferidas, relacionadas ao carnaval?
• Ouvir, decorar e cantar frevos;
• Imitar passos de dança de frevos;
• Leitura e escrita de frevos que sabe de cor;
• Leitura e escrita através da ordenação de frevos.
• Escrita de listas contendo palavras do universo carnavalesco;
• Recontos de histórias sobre o carnaval;
• Rodas de leitura com contos carnavalescos.
• Imitar passos de frevo;
• Dramatização envolvendo canto e dança de frevo, para apresentação no grande grupo.

Cronograma
28/02 a 04/03/2011

Material de apoio

Frevos

EVOÉ, EVOÉ
Frevo-canção de
Marambá e Aníbal Portela

Evoé, Evoé
O carnaval de Pernambuco,
É vibração, é gozo, é o suco
Graças ao frevo e à Federação
Foliões vivem o prazer
Viva o frevo original
O ideal é sorrir
E eu passo a aferir
Aderindo ao carnaval
Evoé, Evoé ...
Carnaval como se faz
Nesta bela capital
Vale a pena se ver
Pois é bom de doer
É de fato o carnaval
Evoé, Evoé ...
Todo aquele que negar
O prazer que irão cair
Faça o passo e verá
Que no mundo não há
Carnaval como daqui


AI SE EU TIVESSE
frevo-canção de Capiba

Ai se eu tivesse
Quem me fizesse carinho
Não levava a vida que eu levo,
Sozinho!
Por isso
Eu vivo na rua olhando pra lua,
Sem ter neste mundo
Um lugar para poder descansar
Eu sei que viver sempre assim
É ruim,
Há muito eu espero um carinho
pra mim...
Ai se eu tivesse...

BORBOLETA NÃO É AVE
frevo-canção de Nelson Ferreira

Borboleta não é ave,
Borboleta ave é,
Borboleta só é ave
Na cabeça da muié...
Borboleta, borboleta
De voar nunca se cansa,
Menina de perna fina
De socó tem semelhança...
Borboleta não é ave...
Borboleta quando fores
Lá pras bandas do Norte
Da coruja minha sogra

CALA BOCA MENINO
frevo-canção de Capiba

Sempre ouvi dizer
Que numa mulher
Não se bate
Nem com uma flor,
Loura ou morena
Não importa a cor,
Não se bate
Nem com uma flor...
Já se acabou o tempo
Que a mulher só dizia então,
Xô galinha, cala a boca menino,
Ai, ai, não me dê mais não...


É DE FAZER CHORAR
frevo-canção de Luiz Bandeira

É de fazer chorar
Quando o dia amanhece
E obriga o frevo acabar,
Oh! quarta-feira ingrata,
Chega tão depressa
Só pra contrariar...
Quem é de fato um
Bom pernambucano,
Espera um ano
E se mete na brincadeira,
Esquece tudo
Quando cai no frevo,
E no melhor da festa,
Chega a quarta-feira...
Com a Mariana, ele comentou...
Por fim chegou a Manuela
Ele disse é ela
Minha inspiração...
E assim cercado de carinho,
Disse adeus, sozinho,
O bom Sebastião.

OH! BELA
Frevo-canção de Capiba

Você diz que ela é bela,
Ela é bela, sim, senhor,
Porém poderia ser mais bela
Se ela tivesse meu amor, meu amor.
Bela é toda a natureza, ô bela,
Bela é tudo que é belo, ô bela,
O sorriso da criança,
O perfume de uma rosa,
O que fica na lembrança.
Belo é ver o passarinho, ô bela,
Indo em busca do seu ninho, ô bela.
Todo mundo se amando
Com amor e com carinho
Uns sorrindo outros chorando
De amor.
De lei que o cupim não rói.

MODELOS DE VERÃO
Frevo-canção de Capiba

Quanta mulher bonita
Tem aqui neste salão
Parece até desfile
De modelos de verão
Até as viuvinhas
Do artista James Dean
Vieram incorporadas
Hoje a noite está pra mim!
Eu daqui não saio,
Eu não vou embora,
Tanta mulher bonita
E minha mãe sem nora.

HINO DO ELEFANTE DE OLINDA
Clídio Nigro e Clóvis Vieira

Ao som dos clarins de Momo
O povo aclama com todo ardor,
O Elefante exaltando as suas tradições
E também seu esplendor.
Olinda, este meu canto
Foi inspirado em teu louvor,
Entre confetes, serpentinas
Venho te oferecer
com alegria o meu amor.
Olinda, quero cantar, a ti esta canção,
Teus coqueirais, o teu sol, o teu mar,
Faz vibrar meu coração de amor
a sonhar, minha Olinda sem igual,
Salve o teu carnaval!
Se você vai ficar,
Ai meu bem sem você
Não há carnaval,
Vamos cair no passo
E a vida gozar.

VOLTEI RECIFE
Frevo-canção de Luiz Bandeira

Voltei, Recife,
Foi a saudade que me trouxe pelo braço,
Quero ver novamente,
Vassoura na rua abafando
Tomar umas e outras e cair no passo.
Cadê Toureiros? Cadê Bola de Ouro?
As Pás, os Lenhadores,
O Bloco Batutas de São José?
Quero sentir a embriaguez do frevo,
Que entra na cabeça, depois toma o corpo
E acaba no pé...

VASSOURINHAS
Matias da Rocha e Joana Batista

Se essa rua fosse minha
Eu mandava ladrilhar
Com pedrinhas de brilhante
Pra Vassourinhas passar.
Somos nós os Vassourinhas
Todos nós em borbotão
Vamos varrer a cidade
Ah! isso não, ah! isso não
Ah! reparem, meus senhores,
O pai desse pessoal
Que nos faz sair às ruas
Dando viva ao carnaval!
Bem sabeis o compromisso
Que nos leva a fazer
De mostrar nossas insígnias
E a cidade se varrer.
http://www.claudialima.com.br/pdf/LETRAS_DE_MUSICAS_DO_CARNAVAL_DE_PERNAMBUCO.pdf








Nenhum comentário: