arTeira trakkinna

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Apócrifos na Paraíba: campanha suja

Apócrifo, de origem grega, relaciona-se a não autenticidade, ao que é oculto.
O que estão fazendo na Paraiba para denegrir a imagem do candidato a governador Ricardo Coutinho é de uma baixaria ímpar.
Fala-se que Ricardo fez pacto com o demônio e em homenagem a esta entidade teria fechado as entradas da cidade com esculturas satânicas.
Deixando toda questão ética de lado, o conhecimento de arte, a cultura afro brasileira e até mesmo a religião, por que nem valeria a pena discorrer sobre isto agora, já que os autores estão obcecados pelo poder a qualquer custo, pergunto: o que é mais demoníaco que esconder-se na escuridão da noite, em helicóptero, ou carros descaracterizados, para mandar recados tão sinistros à população?
Satanás é uma figura que se esconde nas sombras, que age na lama, que se acha acima do bem e do mal. E, alguém que escreve e distribui apócrifos o que é?
Uma pessoa que não tem coragem de assinar suas falas, que quer provocar ansiedade e medo em pessoas que se sugestionam ou que ingenuamente acreditam em algo desta natureza não é aliado de satanás, mas é o próprio, em atos.

terça-feira, 26 de outubro de 2010

ARTESANATO:patch embutido

POLICIA MILITAR X POLICIA FEDERAL: BATALHA DA MAJÓR BELMIRO EM CAMPINA GRANDE

Está sendo chamada, pelos populares, transeuntes, etc., Batalha da Major Belmiro; o lamentável incidente ocorrido entre a Policia Militar da Paraíba e a Policia Federal, no ultimo dia 23 de outubro.

Contradições à parte a policia Federal emitiu nota, que segue:

"No dia 23.10.2020, por volta das 14:45hs dentre as várias informações que chegaram nesta Delegacia de Polícia Federal em Campina Grande, e que foram checadas, uma deu conhecimento de que na Rua Major Belmiro, 240, Bairro São José, nesta, estaria ocorrendo a prática de crime eleitoral consistente na distribuição de material irregular de propaganda eleitoral.

Em face dessa notícia, o Delegado de sobreaviso determinou que dois Agentes de Polícia Federal realizassem as diligências de forma discreta no local.

Quando os Policiais Federais ali chegaram, perceberam que naquela Rua encontravam-se Policiais Militares da CPTRAN, ROTAM, mas nada indicava que estavam realizando diligências referente ao mesmo objeto da denúncia.

Percebendo o grande movimento de pessoas em frente a uma determinada residência, os Policiais se identificaram e a dona da casa franqueou a entrada.

Na verificação no interior da residência os Policiais encontraram inúmeras bandeiras em fase de confecção, tendo a proprietária apresentado a nota fiscal para confecção de 1.000 bandeiras, pois tinha sido contratada para esse serviço, fornecendo cópia.

Após essa verificação e não sendo encontrado nenhum objeto ou material que caracterizasse a prática de crime eleitoral, os Policiais se prepararam para retornar à Delegacia.

No retorno, os Policiais Federais foram abordados na viatura por um cidadão à paisana que se identificou como Policial Militar e pediu a identificação dos Policiais Federais.

Os Policiais Federais se identificaram mostrando suas carteiras funcionais, mesmo assim o cidadão, que posteriormente vieram a saber tratar-se de um MAJOR, disse que teria de ser feita verificação na viatura, pois todos que transitavam naquela Rua estavam sendo alvo dessas vistorias.

Os Policiais Federais se negaram a abrir a mala da viatura sem que fossem informados do que eram suspeitos.

Logo em seguida outro cidadão, que também estava à paisana e que disse ser CORONEL, ali compareceu e manteve a determinação para abrir o veículo.

Naquela oportunidade os Agentes acionaram os Delegados de Sobreaviso, que compareceram e deram conhecimento da missão Policial.

Ainda assim o Coronel e o Major continuaram com as determinações da vistoria na viatura, impasse que só foi solucionado quando ficou acordado que a viatura seria levada à Delegacia do DPF onde poderia ser examinada, de forma que se comprovasse a lisura da ação policial e a inadequabilidade da insistência daquela vistoria sem que fosse apresentadas as suspeitas levantadas contra os Policiais.

Nesta Delegacia, na presença dos Policiais Militares, dos advogados e dos Agentes, o veículo foi aberto e nada de suspeito encontrado.

O Delegado de sobreaviso procedeu as oitivas para deliberar sobre instauração de inquérito para apurar possível abuso de autoridade, bem como encaminhamento das peças à Justiça Eleitoral para deliberar sobre eventual crime eleitoral e/ou abuso de poder em matéria eleitoral, diante dos fatos relatados.

Já no período da noite compareceram espontaneamente nesta Delegacia oito advogados que testemunharam todo o ocorrido e manifestaram interesse em serem ouvidos sobre os fatos que presenciaram, inclusive deixaram transparecer que iriam acionar a OAB, com relação à possível revistas que foram submetidos pelos Policias Militares no local dos fatos."


Assim estão os ânimos na Paraiba, no que tange as eleições para Governador, em 2010. Estamos entregues a quem , então?

O que seria de nós, pobres mortais se não tivéssemos fé?

Haja pedido de socorro à Deus!

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Cabana
Caverna
Casa na árvore
Iglu
Palafita
Oca
Casa de taipa
Casa do caracol: caramujo
Casa do joão de Barro: ninho de barro
casa de Zabé da Loca: Loca em Monteiro, Paraiba

Casa de pássaro: ninho de galos


Quero casa com janela

Estratégia: Leitura pela professora

Na casa que o Galo Cucuduco construiu para Dona Galinha Ovolina parece faltar alguma coisa...De fácil leitura e, de certa forma, mesmo que não explicitamente observado pelo professor em sua prática em sala de aula, possui um nível de informação alcançável tanto por alunos maiores quanto os menores.

Aquecimento

-Ouvir, decorar e cantar a musica “ A casa”, de Vinicius de Morais;

-Imaginar a casa cantada por Vinicius

-Observar casas incomuns, através de gravuras ou fotos

- Desenhar a casa dos sonhos.

Leitura e desdobramentos

-Leitura, pela professora.

Quero Casa com Janela. Elza Sallut.Ática.São Paulo

Vem pra Roda:Xerloque da Silva em: O Rapto da Dorotéia


Xerloque da Silva em: O Rapto da Dorotéia

Planejamento e execução: Professora Ana Lucia

Turma: 2º Ciclo inicial

Estratégia: Leitura pela professora, em capítulos diários, gerando expectativas.

Pedrinho descobre que sua amiga sumiu. Decide sair à sua procura e de manhã cedo pega uma lupa e um boné velho do pai e convoca o Chico para servir de Dr. Watson.

Aquecimento

-Colar anúncios sobre o sumiço de Dorotéia, sem explicar quem é ela, gerando curiosidade e expectativas sobre este personagem.

Leitura e desdobramentos

Leitura, pela professora, em capitulos diários, após instigação sobre quem é e onde andará Dorotéia.

Xerloque da Silva em: o Rapto da Dorotéia - JOSUE GUIMARAES. L&PM ( Porto Alegre (RS) ). Ano: 1982. Edição: 4. ed. ...

domingo, 24 de outubro de 2010

arTeira TRAKKINA: Vem pra roda

arTeira TRAKKINA: Vem pra roda

Vem pra roda: O caracol




O Caracol

Planejamento e execução: Ana Lucia de S. Silva

Estratégia: Recitação

Aparentemente, este é um poema para crianças pequenas, devido à singularidade dos versos, das rimas e dos elementos concretos que passeiam pelos versos. Mas, ele tem algo interessante a ser desvelado pelos maiores. Sempre no segundo verso de cada estrofe verifica-se a idéia de ação, de movimento. Além disto, nos últimos versos que compõem as estrofes é possível entender que não podemos fazer tudo o que o outro faz, que há especificidades e individualidades entre os seres.

Aquecimento

-Jogo de amarelinha, em forma de caracol;

-Observação, leitura e análise de obras de arte:

" Caracóis Abstractos "Artista: Daniela Costa - Espinho - Portugal-Acrílico sobre tela - Novembro 2007

Metal e Vidro - 2008-Müvészeti Egyesület - Hungria

Óleo sobre tela. O caracol. Conceição Amorim Silva (artista plástica portuguesa). Abril, 207


Leitura e desdobramentos

-Recitação: cada estrofe por um grupo de alunos;

-Ampliação do conhecimento: informações sobre moluscos. (http://www.curiosidadeanimal.com/insetos_caracol.shtml)

O Caracol. Coleção Gato e Rato. Mary França. Ática. São Paulo