arTeira trakkinna

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Leitura para adultos e crianças: O homem que amava caixas


Vivencia de “Roda de Leitura”

Aquecimento

· Conversa informal sobre memórias (fatos, objetos, músicas, etc.);

· Tapete de memórias (todos colocam suas memórias no tapete)solicitadas antecipadamente;

· A (o) leitor (a) convida, aos que quiserem, a falar de suas memórias;

· A(o) leitor (a) também fala de suas memórias, apresentando algo concreto para o grupo;

· Apresentação de uma caixa mágica (com algo subjetivo- neste caso o amor) para o grupo descobrir o que tem dentro, cada um pode fazer três perguntas, cujas respostas sejam apenas sim ou não, para chegarem à resposta.

Desdobramento

· Leitura, em voz alta, com boa entonação, do livro “O Homem Que Amava Caixas” de Stephen Michael King;

· Solicitar que pensem em atividades para continuar o desdobramento da leitura, como por exemplo,a construção coletiva de um castelo com muitas caixas, trazidas por todos.

· Observar como percebem a relação entre amor, caixas, pai e filho.

O Homem Que Amava Caixas

Era uma vez um homem
O homem tinha um filho
O filho amava o homem
e o homem amava caixas.

Caixas grandes
caixas redondas
caixas pequenas
caixas altas
todos os tipos de caixas!
O homem tinha dificuldade em dizer ao filho que o amava; então, com suas caixas, ele começou a construir coisas para seu filho.
Ele era perito em fazer castelos
e seus aviões sempre voavam...
a não ser, claro, que chovesse.
As caixas apareciam de repente, quando os amigos chegavam, e, nessas caixas, eles brincavam...
e brincavam...
e brincavam.
A maioria das pessoas achava que o homem era muito estranho.
Os velhos apontavam para ele.
As velhas olhavam zangadas para ele.
Seus vizinhos riam dele pelas costas.
Mas nada disso preocupava o homem,
porque ele sabia que tinham encontrado uma maneira especial de compartilharem...

o amor de um pelo outro.

Stephen Michael King



CUIDADO ESCOLA

ARTE E EDUCAÇÃO













A boneca quebrada, ilustração de Cristina Rossetti


RODA DE LEITURA

Aquecimento

De uma caixa de costura

Pano, linha e agulha

Nasceu uma menina valente

Emília, a boneca-gente

Nos primeiros momentos de vida

Era toda desengonçada

Ficar em pé não podia, caía

Não conseguia nada

Emília, Emília, Emília (4x)

Mas a partir do momento

Que aprendeu a andar

Emília tomou um pílula

E tagarelou, tagarelou a falar (2x)

Ela é feita de pano

Mas pensa como um ser humano

Esperta e atrevida

É uma maravilha, Emília, Emília

Emília, Emília, Emília (4x)

Pra cada história ela tem um plano

Inventa mil idéias

Não entra pelo cano

Ah, essa boneca é uma maravilha

Emília, Emília, Emília (4x)

Desdobramento

  • Leitura e recitação do poema “A boneca”, de Olavo Bilac; dramatizando (usando bola peteca e boneca);

A BONECA

Deixando a bola e a peteca,

Com que inda há pouco brincavam,

Por causa de uma boneca,

Duas meninas brigavam.

Dizia a primeira: “É minha!”

“É minha!” a outra gritava;

E nenhuma se continha,

Nem a boneca largava.

Quem mais sofria (coitada!)

Era a boneca. Já tinha

Toda a roupa estraçalhada,

E amarrotada a carinha.

Tanto puxaram por ela,

Que a pobre rasgou-se ao meio,

Perdendo a estopa amarela

Que lhe formava o recheio.

E, ao fim de tanta fadiga,

Voltando à bola e à peteca,

Ambas, por causa da briga,

Ficaram sem a boneca…

  • Leitura de informações acerca do autor.

Olavo Brás Martins dos Guimarães Bilac (Rio de Janeiro, 16 de dezembro de 1865 — Rio de Janeiro, 28 de dezembro de 1918) foi um jornalista e poeta brasileiro, membro fundador da Academia Brasileira de Letras. Criou a cadeira 15, cujo patrono é Gonçalves Dias.

Conhecido por sua atenção a literatura infantil e, principalmente, pela participação cívica, era republicano e nacionalista. Bilac escreveu a letra do Hino à Bandeira e fez oposição ao governo de Floriano Peixoto. Foi membro-fundador daAcademia Brasileira de Letras, em 1896. Em 1907, foi eleito “príncipe dos poetas brasileiros”, pela revista Fon-Fon. Bilac, autor de alguns dos mais populares poemas brasileiros, é considerado o mais importante de nossos poetasparnasianos. No entanto, para o crítico João Adolfo Hansen, "o mestre do passado, do livro de poesia escrito longe do estéril turbilhão da rua, não será o mesmo mestre do presente, do jornal, a cronicar assuntos cotidianos do Rio, prontinho para intervenções de Agache e a erradicação da plebe rude, expulsa do centro para os morros"

Cquote1.svgA Pátria não é a raça, não é o meio, não é o conjunto dos aparelhos econômicos e políticos: é o idioma criado ou herdado pelo povo.[1]

http://pt.wikipedia.org/wiki/Olavo_Bilac
  • Leitura de uma ilustração de Cristina Rossetti, A boneca quebrada
-Observando a ilustração de Cristina Rossetti encontramos que elementos?
-O que a menina está fazendo?
-Você consegue imaginar sons olhando esta ilustração? Quais?
-O que você faria para ajudar a menina da ilustração?
Como ficaria a ilustração, após sua ajuda?



quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Meio ambiente
























creditos para
Site para crianças se divertirem aprendendo!

PROJETO DIDÁTICO: Meio ambiente



Retirantes: Cândido Portinari
Meio Ambiente: Cândido Portinari


Meio ambiente, o futuro é agora

META: FORMAR ALUNOS COM CAPACIDADE DE DICERNIMENTO SOBRE A PROBLEMATICA AMBIENTAL

FOCO: INCENTIVO À PRESERVAÇÃO, REDUÇÃO, REUTILZAÇÃO E RECICLAGEM

Responsável

Ana Lúcia de Souza Silva

E-mail: aninha_souza_silva@hotmail.com

Público Alvo

1. Comunidade Interna -Educandos, Famílias e Educadores (todos que prestam serviços à Instituição Educativa em foco).

2. Comunidade Externa – Todas as pessoas do entorno das escolas, que se preocupem com questões ambientais.

"O futuro não é algo que simplesmente acontece por si mesmo. Estamos criando o amanhã neste mesmo momento. Hoje em dia muitas pessoas sentem-se como meros espectadores dos fatos globais. Mas devemos aprender que todos nós somos atores e que estamos modelando nosso futuro agora mesmo". Jostein Gaarder

Justificativa

Estamos assistindo, de perto, muitos problemas ambientais em diversas partes do planeta. São comunidades inteiras sendo dizimadas por terremotos, maremotos, enchentes, alagamentos, etc.

A natureza só estar respondendo aos desmandos do homem, o qual polui a água, destrói florestas, suja o meio ambiente, alimenta-se de forma desordenada, enfim, coloca sua própria sobrevivência numa berlinda.

O que fazer diante disto?

A Escola, como um aparelho ideológico, tem obrigação de fomentar o desejo de mudança deste estado de inconsciência coletiva através de questionamentos e busca de soluções palpáveis para minimizar este problema.

Por outro lado, a família e a comunidade do entorno da Escola também devem contribuir, de forma significativa, com o processo de educação ambiental de nossas crianças, adotando condutas coerentes com a preservação do meio ambiente, ajudando os alunos a entender vários aspectos inerentes a este processo.

Neste sentido, o referido projeto é um convite às indagações e participação de todos na busca da compreensão e concretude de atitudes de educação ambiental. Destacando ações como: PRESERVAÇÃO, REDUÇÃO, REUTILZAÇÃO E RECICLAGEM, no contexto social micro, no qual está inserido, especialmente à família e à escola.

Num primeiro momento o projeto deverá ajudar todos os envolvidos a conhecer o meio ambiente em que vive, não só o físico, mas também o psico-social. Entendemos, portanto, que é preciso que o sujeito conheça a si próprio e ao outro, conheça o espaço em que vive e desenvolva laços afetivos e emocionais positivos, posicionando-se também assim em relação à Terra.É preciso criar vínculos também com a sobrevivência da terra, como forma de preservar a si mesmo.

Num segundo momento, ou concomitantemente, serão trabalhados conteúdos atitudinais de preservação ambiental inerentes: cuidados com a Escola, o ambiente familiar, a rua, o bairro, as áreas de lazer, etc. Através da preocupação com o destino do lixo produzido nestes ambientes, da responsabilidade em reduzir consumos, especialmente de água, energia, papel, produtos não degradáveis, etc. Adotando, também, posturas de reutilização e reciclagem.

Objetivos

Objetivo geral:

  • Promover educação ambiental na Escola, na Família e na Comunidade.

Objetivos específicos:

  • Desenvolver atitudes de respeito a si mesmo e ao próximo;
  • Desenvolver atitudes de respeito à natureza;
  • Desenvolver vínculos afetivos com a Escola;
  • Compreender o conceito de preservação, redução, reutilização e reciclagem, aplicando-os ao ambiente escolar, familiar e comunitário;
  • Pensar sobre problemas de natureza ambiental;
  • Resolver situações problema inerentes ao conteúdo abordado na temática;
  • Ler e produzir textos sobre educação ambiental (folders explicativos, cartazes para campanhas, frases de impacto, informativos, etc.);
  • Pesquisar conteúdos para aprofundar o debate sobre questões ambientais;
  • Promover campanhas de preservação, redução, reutilização e reciclagem;
  • Entrevistar especialistas no assunto;
  • Produzir arte, usando material de sucata;
  • Promover uma exposição com textos, palestras, vídeos, objetos de arte, construídos com sucata, etc.

Estratégias para execução

1. Apresentação do projeto para a Comunidade Interna e a Externa

2. Orientação quanto à elaboração dos planos de ação, bem como os planos diários dos Educadores, atentando para o que está colocado no projeto e sua transposição didática;

3. Divulgação do Projeto junto a Comunidade Interna e Externa;

4. Reunião com as famílias, visando parcerias;

5. Execução rotineira das atividades previstas para formação de preservadores potenciais e aprimoramento dos já consolidados;

6. Sugestão de atividades;

7. Registros, orais e escritos, das práticas dos atores principais: educadores e alunos;

8. Organização de exposição;

9. Exposição

Estratégias de ação dos educadores

  • Ajudar os alunos a entenderem a importância do meio ambiente e como o homem está inserido neste meio, a partir de questionamentos, observações, classificações, comparações, análise, critica, resumos, etc.
  • Fomentar investigações acerca dos problemas que as interferências negativas têm causado à natureza;
  • Estimular a criatividade;
  • Estimular a leitura e a escrita;
  • Promover o raciocínio lógico matemático, operações aritméticas, questões numéricas, analise de dados, gráficos e tabelas, medidas, geometria, etc., em consonância com o tema;
  • Estimular a oralidade, a socialização;
  • Proporcionar o contato e o uso dos recursos tecnológicos como aliados ao processo de aprendizado e também ao processo de preservação do meio ambiente.

  • Conscientizar e motivar todos inclusos no projeto, a se envolverem maciçamente na preservação, redução, reutilização e reciclagem, começando com a separação das diferentes lixos produzidos na Escola;
  • Promover a criação e desenvolvimento de grupos de observação, cuidados, coleta, organização do lixo escolar, especialmente nas salas e após a merenda ou atividades que sujem o ambiente, atribuindo funções;
  • Promover a conscientização das crianças e adolescentes, funcionários, pais e comunidade quanto à importância da atenção na hora da compra para incentivar as empresas conscientes e responsáveis, e o papel fiscalizador e multiplicador em casa e em todos os locais que freqüenta para a separação do lixo produzido;
  • Valorizar todos os profissionais, organizações, associações e empresas que cuidam do meio ambiente, a exemplo do GREENPEACE, da CNBB, etc.

Metodologia

1. Convite à visualização dos problemas ambientais, através de observações, questionamentos, visitas pedagógicas, etc.

2. Discute-se e apresentam-se as diferentes partes do lixo produzido na cidade através de diferentes atividades pedagógicas. O que tem no seu lixo em casa? O que a sua família joga no lixo depois do almoço, jantar e do lanche? E a faxineira da escola, o que ela joga no lixo após a faxina, vamos descobrir?

3. Pesquisa e recortes de figuras, para montagem de mural, de todas as partes do lixo encontradas na escola e na casa das crianças e, em sala de aula realizando antes uma atividade de separação de todas estas partes em grupos diferentes... Plástico, papel, metal, óleo, orgânico.

4. Tentar descobrir com as crianças o que fazer com cada "grupo de lixo separado". Apresentar produtos reciclados e Montar uma exposição com eles.

5. Passeio pedagógico a empresas de reciclagem de lixo, podendo ser qualquer uma que trabalhe com papelão, alumínio, óleo ou plástico.

6. Montando NOSSA SEPARAÇÃO DO LIXO, criação de latas de lixo de coleta seletiva na escola, apresentando que cada cor de lata recebe um tipo de lixo.

7. Estudo de outros temas dentro do plano de ação de cada educador e conforme os níveis dos alunos;

8. Palestras com pessoas da comunidade, envolvidas com questões ambientais;

9. Estudo de temas (de acordo com os níveis de aprendizagem) como:

10. Leitura e Produção de textos;

11. Leitura de obras de arte sobre o tema;

12. Fazer artístico a partir do tema;

13. Etc.

Recursos

Biblioteca;

Acervo de obras (diversidade de gêneros textuais);

Jornais;

Revistas

Informes publicitários;

Aulas passeios;

Mídias (TV, Vídeos, Som, Internet, etc.);

Fotografias;

Etc.

Sugestões de atividades

O que é Educação Ambiental?

Em poucas palavras, Educação Ambiental é uma forma de educar para desenvolver a consciência ambiental. Mas o que é isto? Podemos dizer que é uma maneira de relacionar nossas atitudes e nosso aprendizado ao meio ambiente. É desta forma que perceberemos que tudo o que fazemos interfere no meio ambiente, desde o que comemos, o que vestimos, onde moramos, como nos relacionamos com plantas, animais, com os outros. Mas isto você vai percebendo devagarinho...

O que é Ambiente ou Meio Ambiente?

Ambiente ou meio ambiente é a terra em que pisamos, o ar que respiramos, a água, as plantas, os animais, as montanhas, os lagos e lagoas, os oceanos, até o nosso corpo faz parte do ambiente.

É preciso perceber a importância que tem o meio ambiente para nossas vidas.

É dele que retiramos materiais que utilizamos para a construção do ambiente urbano (cidades, vilas), para nossa sobrevivência (alimentos, água) e para a confecção de objetos úteis (vidros, plástico, metais, papéis), mas nem por isto devemos agir como se o ambiente fosse simplesmente um "armazém de mercadorias".

Nós retiramos do ambiente os materiais e os transformamos: o plástico vem do petróleo que é retirado do fundo da terra, o vidro vem da areia que é retirado da crosta terrestre, o papel é feito de certos tipos de árvores.

Todos materiais que temos a nossa volta foram feitos com os recursos naturais retirados do meio ambiente. Se não utilizarmos estes recursos com muito cuidado, muitos, em pouco tempo, poderão acabar. Por isto é tão importante reciclar e poupar os recursos naturais respeitando todos os seres com quem compartilhamos a vida.

O que é Ecologia?

Ecologia é a Ciência que estuda as relações entre os organismos vivos e seu ambiente. É através da Ecologia que podemos conhecer as ligações entre os seres vivos (animais, plantas) e o seu meio ambiente.

A Ecologia é muito importante para que possamos entender como funciona a natureza, e por quê não podemos interferir de forma negativa no nosso ambiente.

O que é Preservação?

Preservar significa defender, cuidar, zelar.

O ato de preservar é muito importante.

Quando ouvimos falar em preservação da natureza, podemos entender que trata de atitudes tomadas para cuidar do meio ambiente. A preservação ocorre quando são tomados cuidados especiais para que não prejudiquemos o meio ambiente, animais, florestas, rios, mares, etc.

Um rio limpo está preservado. Um rio poluído não está preservado.

Muitos animais correm perigo de extinção. Os cuidados para com estes animais chama-se preservação.

Cuidando do nosso ambiente, mantendo-o limpo, estaremos colaborando com a sua preservação.

O que é Reciclagem?

Chamamos de reciclagem, todo processo que acontece com materiais que são transformados em novos materiais. Por exemplo: papéis de jornais, revistas, livros, são reciclados e transformados em novos papéis.

Na natureza também ocorre o processo de reciclagem. A natureza aproveita tudo. Folhas secas, dejetos de animais (cocô e xixi), animais mortos, são transformados, naturalmente, em alimentos para plantas, que com o auxílio das chuvas, são levados para debaixo da terra, transformando-os em alimentos para as plantas. Mas este processo não acontece de um dia para o outro. Cada material tem o seu tempo de decomposição (apodrecimento).

O reaproveitamento de objetos também é uma forma de reciclar. Quanto mais reciclarmos, menos teremos que tirar da natureza. Assim, estaremos colaborando para a preservação dos recursos naturais.

http://www.apoema.com.br/hp.htm

Texto para ser trabalhado com a família

Texto reflexivo para ser lido com papai, mamãe e outros interessados em educação.

A Construção da Cidadania

Por Içami Tiba

A Cidadania deve começar em casa já com os primeiros passos da criança

O planeta Terra está passando por um período muito delicado. Ele está precisando muito do espírito cidadão para ser cuidado e preservado.

Diz-se que a Terra precisa de seus habitantes, mas são os seus habitantes que precisam dela, pois ela existe com ou sem eles. Basta que a temperatura básica global suba 5ºC para que muitas cidades em beiras de água (lagos, represas rios, mares e oceanos) tenham perdas incalculáveis, levando-se em conta que são onde vive a maioria da população. Países como Holanda, cidades como Nova York, ilhas paradisíacas formadas por corais e blocos de gelo das calotas polares sofrerão incalculáveis perdas gerando talvez bilhões de migrantes do aquecimento global.

Algumas pessoas pedem a diminuição da maioridade penal para combater a violência juvenil, acreditando que a impunidade é a sua maior causa, enquanto outras pedem que se libere a maconha, já que se torna impossível o seu controle. Para terceiros, a cerveja passou a ser refrigerante. Cada vez mais ministros, governantes e outros políticos estão envolvidos em grandes crimes contra o País.

Onde está a cidadania?

A família atual tem que incluir a cidadania na educação dos seus filhos. É a cidadania familiar praticada desde a infância. Os filhos, se tratados como príncipes quando crianças, tornam-se tiranos quando maiores. Mesmo sem competência querem fazer do “seu jeito” e acabam com qualquer herança em pouco tempo. O pior é que esperam que o mundo funcione como os seus pais, que lhe davam tudo e nada lhes cobravam. São as pessoas que exigem seus direitos, mas não cumprem os seus deveres.

Uma criança tem que aprender que sua brincadeira acaba quando ela guarda os brinquedos de volta no lugar que antes estavam. Ela tem de aprender a cuidar dos seus brinquedos, do seu quarto, da sua casa. É dessa maneira que ela, no futuro, vai querer cuidar também da Terra em que vive. Quando os adultos guardam os brinquedos que ela deixou espalhados, acabam desenvolvendo nela que isso não é sua obrigação. Fica essa falha na sua formação. Ela não se interessa em deixar o mundo melhor do que quando o encontrou. O amor é muito importante, mas só ele é insuficiente para formar um cidadão. É preciso que seja complementado pela educação. Portanto, quem ama tem que também educar.

Nenhum filho pode ofender, gritar, maltratar sua própria mãe. Se a mãe aceita, não tem por que a criança respeitar outras pessoas em casa, e muito menos fora de casa. Juntando a irresponsabilidade material com a falta de respeito ao próximo, acabamos destruindo o mundo.

Portanto, na cidadania familiar a criança tem que começar a praticar em casa o que o cidadão vai ter que fazer no social, e ela não pode fazer em casa o que não poderá fazer na sociedade.

Para um adulto, torna-se simples aceitar regras sociais, enfrentar filas, não jogar lixo no chão e não fazer desperdícios se ele aprender tudo isso já dentro de casa.

A ignorância pode fazer com que uma pessoa varra sua casa jogando o lixo na rua, que beba água contaminada, mais ela pode aprender a ser cidadã. O pior é fazer o que sabe que é errado, mas fazer porque “ninguém está olhando”, e vai ficar impune.

Mas as conseqüências não tardam a chegar. O aquecimento global, a violência social, a corrupção e a “lei do espertinho” são resultados da ignorância e da falta de cidadania de algumas pessoas, mas são todos os habitantes da Terra que acabam sendo prejudicados.

Portanto paizinho e mãezinha formem seus filhos verdadeiros cidadãos.

Educar é um ato de amor!

Aquecimento

Cenas diárias

A luta para preservar o meio ambiente começa dentro de casa, continua no trabalho, nos acompanha na recreação e nas compras. Grande parte das agressões à natureza e à nossa saúde tem sua raiz no estilo de vida que adotamos. Por isso, pequenas mudanças nos hábitos do dia-a-dia são tão importantes quanto combater aqueles que exploram o planeta de modo insustentável.

- Propor ao grupo a criação de uma peça teatral, que espelhe os nossos hábitos diários de consumo e desperdício de produtos: água, luz, destino do lixo etc.

Criando personagens, diálogos, cenários, figurinos e muitas provocações para interagir com a platéia e discutir o tema.

http://www.mundojovem.com.br/subsidios-dinamicas-27.php

Contando histórias

- Escrever um conto ou poema ilustrado sobre o meio ambiente, podendo usar a experiência ou somente a imaginação. Organizar um momento para a leitura e partilha destas produções.

- Pesquisar lendas da região que fazem relação com o meio ambiente. Recontá-las e adaptá-las à atual conjuntura.

- Convidar algum folclorista ou artista popular para contar lendas e histórias da sua região sobre o tema ambiental. Envolver crianças, adolescentes e jovens em encenações adaptadas aos dias atuais.

http://www.mundojovem.com.br/subsidios-dinamicas-27.php

Preserve
Ultramen

Preserve esse sorriso, esse brilho, esse olhar
Preserve o que eu digo, pois não falo por falar
Preserve esse abraço, esse abraço carinhoso
Do jeito que eu acho, pode ser maravilhoso
Preserve tudo isso, tudo isso e mais um pouco
E também tudo aquilo, que matar esse sufoco
Preserve esse aperto de mão meu amigo meu irmão
E se um irmão por mim perguntar, diga que eu vou estar

Pelo céu ou pelo mar
Vou por aí a procurar
Pelo céu ou pelo mar
Vou por aí a te encontrar

Preserve os nossos rios, nosso verde nosso ar
E também tudo aquilo que tiver que preservar
Preserve o que é mato nesse mundo grandioso
Pois muito em breve eu acho, poderá ser valioso
Conserve tudo, bicho, todo reino animal
Só não conserve o lixo, pátria multinacional
Preserve esse aperto de mão meu compadre, meu irmão
E se um irmão por mim perguntar, pode ser que eu possa estar

Pelo céu ou pelo mar
Vou por aí a procurar
Pelo céu ou pelo mar
Vou por aí a te encontrar.

Radiação e Desmatamento
Perda Total

O homem destrói o meio-ambiente
Foge do controle sem se preocupar
Indo além do que possa imaginar
Se esquecendo e se tornando ausente
Colocando todos no mesmo lugar

Radiação e desmatamento
Não percebe o mal que está nos corroendo?
Radiação e desmatamento
Não percebe o mal que está nos corroendo?

Os dias passam e o pensamento não muda
Estamos indo em passos lentos

E você o que tem feito?
Pra impedir tudo isso
Quando percebermos
Poderá ser...

Tarde demais para pensar em voltar no tempo
Pra reverter o presente em que estamos vivendo
Tarde demais para pensar em voltar no tempo
Pra reverter o presente em que estamos vivendo

Radiação e desmatamento
Não percebe o mal que está nos corroendo?
Radiação e desmatamento
Não percebe o mal que está nos corroendo?

Dinâmicas de Identidade e Valores

Eu sou alguém


Objetivo: Perceber os valores pessoais; perceber-se como ser único e diferente dos demais.

Material necessário: Folhas de papel e lápis.

Descrição da dinâmica:

1. Em círculo, sentados;
2. Distribuir uma folha para cada um, pedindo que liste no mínimo dez características próprias. Dar tempo;
3. Solicitar que virem a folha, dividam-na ao meio e classifiquem as características listadas, colocando de um lado as que facilitam sua vida e do outro as que dificultam. Dar tempo;
4. Em subgrupos, partilhar as próprias conclusões;
5. Em plenário: - Qual o lado que pesou mais? - O que descobriu sobre você mesmo, realizando a atividade?

Material necessário:

1. A consciência de si mesmo constitui-se no ponto inicial para cada um se conscientizar do que lhe é próprio e das suas características. Com este trabalho é possível ajudar aos participantes a se perceberem, permitindo-lhes a reflexão e a expressão dos sentimentos referentes a si próprios;

2. Deve ser utilizada em grupos menores, cerca de 20 participantes.
Fonte: “Dinâmica de Grupos na Formação de Lideranças” - Ana Maria Gonçalvese Susan Chiode Perpétuo, editora DPeA.
Artigo do jornal Mundo Jovem publicado na edição 340, setembro de 2003, página 16.

Eu tenho uma história pessoal


Objetivo: fazer uma retomada da minha vida pessoal percebendo as marcas, os acontecimentos que foram significativos e que provocaram mudanças na forma de ver o mundo.

a)
Explicar que precisam estar à vontade, sem nenhum objetivo ou roupa que incomode os movimentos;

b) Pedir para que todos encontrem a forma mais confortável e fazer um relaxamento com o grupo:

Passos:

- Criar um ambiente com música suave, com pouca luz.
- Orientar o grupo para se deitarem de costas no chão e ficarem com os braços rentes ao corpo.
- Respirar, tranqüilizar-se, relaxar todas as partes do corpo. Não deixar nenhuma parte tensa, entrar em comunhão com o corpo.

c) Levar o grupo a fazer uma retomada da vida da infância até a idade atual. Em cada fase identificar as experiências mais significativas, tanto alegres quanto tristes:

- A assessoria orienta o grupo para que façam um retorno ao útero materno, sentir o calor, a tranqüilidade que há no espaço uterino;
- Recordar a vinda ao mundo, o nascimento, os primeiros passos, as primeiras palavras, o lugar onde nasceu, as pessoas e os pais, 0 aos 5 anos, de 5 aos 10 anos? De 10 aos quinze anos, dos quinze aos vinte anos, de vinte à idade atual quais as lembranças da história pessoal.

d) No grupo cada pessoa constrói individualmente um símbolo que a ajude a representar sua história.

e) Em grupos de convivência - propor que o grupo faça um contrato de respeito pelo que o outro vai partilhar;

f) No grupo cada participante partilha o símbolo, as marcas da história, os sentimentos;

g) Em plenário o assessor pergunta:

- O que aprenderam com esse exercício? Tanto das dificuldades como dos acertos? Motivar as pessoas para partilharem o que descobrirão;
- Concluir falando sobre o desafio de todos buscarem as suas origens, para melhor se conhecerem, se aceitarem e estarem integrados(as) uns com os(as) outros(as).


Equipe da Casa da Juventude Pe. Burnier,
CAJU, Goiânia, GO.
Subsídio de Apoio da Escola de Educadores de Adolescentes e Jovens.
Site: http://www.casadajuventude.org.br/

DESDOBRAMENTO

Separe

Separe, separe, separe o seu lixo

Pois você é cidadão

Que respeita o ambiente

Separar é muito fácil

Preste muita atenção

Todo lixo que for de plástico

Vai para o latão

Da cor...

Vermelha

Separar é muito fácil

Preste muita atenção

Todo lixo que for de papel

Vai para o latão

Da cor...

Azul

Separar é muito fácil

Preste muita atenção

Todo lixo que for de vidro

Vai para o latão

Da cor...

Verde

Separar é muito fácil

Preste muita atenção

Todos restos de alimento

Galhos, folhas naturais

Vão para o latão

Da cor...

Marrom

Separe, separe, separe o seu lixo

Pois você é cidadão

Que respeita o ambiente.

Separar é muito fácil

Preste muita atenção

Todos resíduos de metal

Vão para o latão

Da cor...

Amarela

Separe, separe, separe o seu lixo

Pois você é cidadão

Que respeita o ambiente.

Vamos ver se você ainda sabe?

Plástico na lata vermelha

Papel na lata azul

Vidro na lata verde

Metal na lata amarela

E na lata marrom vão os

restos de alimentos, galhos e folhas

Separe, separe, separe o seu lixo

Pois você é cidadão

Que respeita o ambiente

http://www.apoema.com.br/hp.htm

Ø Rodas de leitura de textos que abordem a temática Meio ambiente (contos, crônicas, poesia, fábula, etc.), em forma de contação ou leitura;

Ø Comparar textos (leitura e análise de versões diferentes para histórias conhecidas);

Ø Recriando contos infantis em sala de aula: Uma nova versão para a história de Chapeuzinho Vermelho
(A reescrita textual é uma prática de grande importância no processo educacional, principalmente por ser uma atividade que proporciona o desenvolvimento e aprimoramento da capacidade de produção textual)

EXEMPLO DE UMA CRIAÇÃO TEXTUAL A PARTIR DE OUTRO TEXTO

CHAPEUZINHO VERMELHO NA VERSÃO DA VOVÓ

Queridos amigos, há muito tempo vocês ouvem falar da história de Chapeuzinho Vermelho. Pois bem, aqui quem vos fala é a vovó. Cansei de escutar conversinhas, coisas que inventaram a meu respeito, a respeito do lobo e de Chapeuzinho Vermelho, por isso, resolvi contar-lhes toda a verdade.

Bom, o lobo cuidava muito bem da floresta e tentava mantê-la sempre limpa, mas tão limpa, a ponto de não querer que ninguém passasse por lá.

A minha netinha a Chapeuzinho Vermelho era uma criança muito mal-criada, e sempre que vinha para minha casa, não seguia as recomendações de sua mãe, que pedia pra ela não vir pela estrada da floresta, mas sim pela estrada do rio.

Chapeuzinho Vermelho nem ligava para os conselhos da mãe, teimava e vinha, dizia não ter medo do Lobo.

Em certo dia, ele estava lá, tranqüilo, quando ela passa cantarolando. O Lobo, que não gostava de ver pessoas transitando por lá, chamou-a:

− Hei! O que queres aqui? − perguntou o lobo.

− Vou para a casa da minha avó, seu lobo bobão!

− Olha o respeito menina! Tu bem sabes que não quero ninguém em minha floresta, por que não foste pela estrada do rio?

− Porque quis vir por aqui, e quer saber? Saia da minha frente. E saiba que só não lhe dou com esta cesta na cabeça porque estou levando doces para a vovozinha − finalizou Chapeuzinho toda espevitada.

Chapeuzinho saiu cantando para debochar do lobo. Ele, já bastante irritado, resolveu dar uma lição naquela menina mal-criada, pegou um atalho, e veio até minha casa.

Chegando aqui, conversamos sobre Chapeuzinho Vermelho e concordei em dar-lhe uma lição.

Fiquei escondida debaixo da cama enquanto o lobo vestiu meu vestido e se deitou.

Minutos depois, escutamos batidas na porta. Não batidas delicadas, batidas de menina encrenqueira. Era Chapeuzinho:

− Toc, toc, toc, abre logo essa porta,coroa! − disse Chapeuzinho, com seu linguajar moderno.

− Entre minha netinha, é só empurrar! − disse o Lobo disfarçando a voz.

Ela entrou, jogou a cesta em cima da mesa e jogou-se na cama, resmungando:

− Credo Vovó! Não sei como a senhora agüenta morar dentro do mato! È tudo tão longe...

O lobo rosnou de raiva, e Chapeuzinho notou algo diferente:

− O que foi vovó? Sua voz está estranha!

− É que peguei um resfriado minha netinha.

− Ah! Sim! Mas a senhora está toda esquisita. Olha como os seus olhos estão grandes!

− É pra te ver melhor minha netinha!

− E esse nariz enorme? Vai dizer que é pra me cheirar melhor? − ironizou a menina.

O Lobo já estava super irritado, mas conteve-se:

− Não minha netinha, é por causa da gripe, eu assuo muito o nariz, sabe?

− AH!... Mas e essa boca enorme, com estes dentes maiores ainda? Sem contar com o mau hálito. − disse Chapeuzinho tapando o nariz.

O Lobo não agüentou mais:

− Quer saber mesmo?

− Quero.

−Mesmo, mesmo?

− Fala vovó.

− É pra te comer!

Então, o desmiolado do Lobo começou a correr atrás de Chapeuzinho, que gritava escandalosamente na frente. Eu saí debaixo da cama o mais depressa possível, mas meu pé engatou na colcha de renda, fazendo com que eu caísse por cima do Lobo, que, sem sorte, engatou as unhas na colcha fazendo aquela confusão.

Neste momento, o lenhador apareceu na porta e Chapeuzinho Vermelho começou a gritar que o Lobo estava me atacando. O lenhador deu uma paulada que pegou na cabeça do Lobo (para minha sorte). Fazendo com que o Lobo, de imediato, pulasse direto para a janela, indo embora gritando e correndo.

E Eu só aceitei essa história de Lobo Mau, por que ele rasgou o meu vestido favorito, mas, estou arrependida.

O coitadinho é inocente e além de tudo, é vegetariano.

Ø Conversa dirigida a respeito da história: interpretações, opiniões, tendo como recorte o tema meio ambiente;

Ø Pedir para que os alunos recontem a história utilizando, oralmente, por escrito ou através da arte (plástica, musical, dramática, etc.);

Ø Apresentação de vídeos infantis que abordem a temática (para os alunos do 2º ciclo, por exemplo, Ilha das Flores) que trate da questão do lixo, da preservação do meio ambiente trazendo a importância da reciclagem;

-Filme Romance, ecologia e matemática, que trata de uma história em uma sala de aula. Nela são apresentados dados e informações sobre o lixo doméstico. A professora explica proporção e a sua propriedade fundamental.

-Filme Ilha das Flores, ácido e divertido retrato da mecânica da sociedade de consumo. Acompanhando a trajetória de um simples tomate, desde a plantação até ser jogado fora, o curta escancara o processo de geração de riqueza e as desigualdades que surgem no meio do caminho.
-Happy Feet, Sobre um pinguim que dança (eles cantam, os pinguins) e como ele faz para chamar a atenção dos humanos sobre o aquecimento global
-Wall-E, fala sobre aquecimento global e poluição no planeta
-Bee movie, fala sobre as consequencias de uma mudança na natureza.
A ERA DO GELO,globalização
• Filme Jornal da ecologia: os repórteres entrevistam o dono de um bar situado à beira do Rio Jaguari, o qual fala sobre o valor desse rio, da preservação do meio ambiente e da importância de não jogar o lixo nos rios.

Ø Comentários, análise e discussão acerca dos conteúdos dos vídeos, adequando ao contexto do aluno;

Ø Criar juntamente com os alunos uma lista de objetos que podem ser reciclados;

Ø Confecção de brinquedos, como por exemplo, um boliche com garrafas de “pet”;

Ø Cada um irá pintar sua garrafa com cores diferenciadas, pois cada cor corresponderá a um número;

Ø Construir jogos matemáticos, a partir de sucata (jogo da velha, dama, etc.);

Ø Proporcionar a turma um passeio (pela escola, bairro, ruas próximas à escola), onde eles serão orientados a observar as formas de degradações que estão presentes naquele meio ambiente ou em suas proximidades;

Como atividade de casa Aula Passeio.

Ø Proporcionar a turma um passeio (pela cidade, bairro, ruas próximas à escola), onde eles serão orientados a observar as formas de degradações que estão presentes naquele meio ambiente ou em suas proximidades;

Ø Após o retorno pedir para que eles criem um desenho e pequeno texto (coletivo ou individual), a partir do passeio, para ilustrar a situação de degradação ao meio ambiente que mais lhe chamou atenção;

Ø Orientar uma pesquisa em livros, sites, revistas, jornais, etc., que tragam soluções para o problema que está sendo trabalhado por eles;

Ø Observar, analisar, comparar, descrever situações de consumo exagerado dos recursos naturais;

Ø Propor aos alunos a confecção de uma cartilha, feita por eles, onde irão apresentar através de textos e desenhos os problemas de consumo exagerado e alternativas de redução ( a exemplo do consumo de água e de energia, por exemplo);

Ø Desenvolver atividades de reciclagem de papel consumido na Escola e em casa e sua reutilização, em obras de arte, por exemplo:

Propor a turma um trabalho de arte no qual será utilizado papel reciclado;

Apresentar alguns materiais que foram construídos com papel reciclado ( como por exemplo, cartões, cadernos, caixas, esculturas);

Explicar para como se dá o processo de reciclagem de papel;

Juntamente com os alunos, ler sobre o processo de reciclagem de papel;

Concluir o trabalho, desenvolvendo obras de arte, como mascaras, bonecos, etc.

Produzir, em conjunto, relatório de atividade;

Ø Produzir obras de arte utilizando canudos de jornal;

Ø Analisar, comentar, comparar letras de músicas;

Xote Ecológico

Luis Gonzaga
Não posso respirar, não posso mais nadar
A terra tá morrendo, não dá mais pra plantar
Se planta não nasce se nasce não dá
Até pinga da boa é difícil de encontrar
Cadê a flor que estava ali?
Poluição comeu.
E o peixe que é do mar?
Poluição comeu
E o verde onde que está ?
Poluição comeu

Nem o Chico Mendes sobreviveu

Poluição do Ar

Rafael Sales ( Charrete )

Você ja parou pra imaginar
o que polui o nosso ar?
Em nossa cidade
Ao nosso redor
Em todo instante você pode encontrar
A fumaça e os gases liberados pelas fabricas
E os automovéis
A queima do lixo em incineradores
Dos
hospitais

Os incêndios na floresta
Na mata e na selva
Também provoca

Tudo isso é combustão
E poluição do ar

A poeira que sai do chão
Nas ruas não asfaltadas
E sem calçadão
Os gaes que saem dos esgotos
Das fossas mal cuidadas
De restos de animais
E de plantas em decomposição

Tudo isso é poluição
poluição do ar

Herdeiros do Futuro
Toquinho

A vida é uma grande
Amiga da gente
Nos dá tudo de graça
Pra viver
Sol e céu, luz e ar
Rios e fontes, terra e mar...

Somos os herdeiros do futuro
E pra esse futuro ser feliz
Vamos ter que cuidar
Bem desse país
Vamos ter que cuidar
Bem desse país...

Será que no futuro
Haverá flores?
Será que os peixes
Vão estar no mar?
Será que os arco-íris
Terão cores?
E os passarinhos
Vão poder voar?...

Será que a terra
Vai seguir nos dando
O fruto, a folha
O caule e a raiz?
Será que a vida
Acaba encontrando
Um jeito bom
Da gente ser feliz?...

Vamos ter que cuidar
Bem desse país
Vamos ter que cuidar
Bem desse país...

Planeta Azul
Chitãozinho e Xororó

A vida e a natureza sempre à mercê da poluição
Se invertem as estações do ano
Faz calor no inverno e frio no verão
Os peixes morrendo nos rios
Estão se extinguindo espécies animais
E tudo que se planta, colhe
O tempo retribui o mal que a gente faz
Onde a chuva caía quase todo dia
Já não chove nada
O sol abrasador rachando o leito dos rios secos
Sem um pingo d’água
Quanto ao futuro inseguro
Será assim de norte a sul
A terra nua semelhante à lua

O que será desse planeta azul?
O que será desse planeta azul?

O rio que desce as encostas já quase sem vida
Parece que chora um triste lamento das águas
Vão perdendo a estrada, a fauna e a flora
É tempo de pensar no verde
Regar a semente que ainda não nasceu
Deixar em paz a Amazônia, perpetuar a vida
Estar de bem com Deus.

Ao analisarmos o espaço urbano, constatamos a grande quantidade de elementos destinados à comunicação visual que instigam o consumismo, entre eles estão os cartazes publicitários, anúncios, banners, placas, outdoors, etc. Esses artefatos são ferramentas utilizadas pelo capitalismo para promover o consumo, fato que pode gerar a alienação da população, além de desencadear sensação de mal-estar, configurando a poluição visual.

Muitas pessoas, inclusive os estudantes, não conseguem perceber os transtornos gerados por esse bombardeio de elementos publicitários, que utilizam artifícios cada vez mais atrativos para fortalecer o modo de produção e consumo. Portanto, esse tema deve ser debatido em sala de aula de forma a despertar o senso crítico dos alunos sobre a propaganda comercial e a poluição visual gerada pela mesma.

Para isso, entregue a cada aluno uma cópia da música “Propaganda”, do grupo Nação Zumbi, em seguida, toque a canção. Outro material importante são imagens (revistas, jornais, etc.) que mostrem exemplos da poluição visual. Essa utilização de recursos audiovisuais se torna de fundamental importância no processo de ensino-aprendizagem, pois proporciona aulas mais dinâmicas, além de fornecer materiais que possam ser visualizados e analisados pelos estudantes.

Música “Propaganda”:

Comprando o que parece ser
Procurando o que parece ser
O melhor pra você
Proteja-se do que você
Proteja-se do que você vai querer

Para as poses, lentes, espelhos, retrovisores
Vendo tudo reluzente
Como pingente da vaidade
Enchendo a vista, ardendo os olhos
O poder ainda viciando cofres
Revirando bolsos
Rendendo paraísos nada artificiais
Agitando a feira das vontades
E lançando bombas de efeito imoral
Gás de pimenta para temperar a ordem
Gás de pimenta para temperar

Corro e lanço um vírus no ar
Sua propaganda não vai me enganar

Como pode a propaganda ser a alma do negócio
Se esse negócio que engana não tem alma
Vendam, comprem
Você é a alma do negócio

Necessidades adquiridas na sessão da tarde
A revolução não vai passar na tv, é verdade
Sou a favor da melo do camelô, ambulante
Mas 100% antianúncio alienante

Corro e lanço um vírus no ar
Sua propaganda não vai me enganar

Eu vi a lua sobre a Babilônia
Brilhando mais do que as luzes da Time Square
Como foi visto no mundo de 2020
A carne só será vista num livro empoeirado na estante
Como nesse instante, eu tô tentando lhe dizer
Que é melhor viver do que sobreviver
O tempo todo atento pro otário não ser você
Você é a alma do negócio, a alma do negócio é você

Corro e lanço um vírus no ar
Sua propaganda não vai me enganar

Ao término da música, realize um debate com os estudantes abordando as principais mensagens sobre o consumo e a influência das propagandas nesse processo. É importante realizar analogias das figuras que caracterizam a poluição visual com a canção trabalhada.

Aborde as conseqüências prejudiciais da poluição visual: desfiguração da arquitetura original das cidades, cansaço visual, problemas no trânsito, transtornos psicológicos, entre outros.

É importante que durante o debate os estudantes apontem possíveis soluções para minimizar a quantidade de elementos publicitários nos centros urbanos. ·.

Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia
Equipe Brasil
Escola

http://www.educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/a-musica-propaganda-analise-consumismo-poluicao-visual.htm

Ø Observar, analisar, comparar, comentar obras de arte que envolva a temática:

Ø Fazer releituras;

Ø Criar livremente, a partir da temática

  • Adaptar as sugestões acima, adequando-as aos níveis dos alunos;
  • Trabalhar a percepção e discriminação, visual, tátil, olfativa, gustativa (com cascas de frutas, por exemplo), auditiva e sinestésica através da manipulação de lixo tratado (sucata limpa);

Gente grande trabalhando com os pequeninos (pais com filhos, educadores com alunos, alunos maiores com o s menores)

  • Usar o lixo para criar e brincar:
  • Ler e produzir listas temáticas (exemplo; brinquedos construídos com o material reciclado);
  • Ler e interpretar gráficos acerca do tema;
  • Nomear objetos, por escrito;
  • Ordenar textos;
  • Preencher lacunas com palavras que faltam no texto;
  • Palavras cruzadas;
  • Caça palavras;
  • Jogo de pareamento (parear a figura com o nome);
  • Produzir textos informativos;
  • Produzir textos publicitários
  • Ler e produzir textos reflexivos,
  • Etc.

Mensagem

Dia do Meio Ambiente
Marcos Aquino,


Ei! É você mesmo, está me ouvindo?
Quem fala sou eu, o Meio Ambiente.

Estou triste e arrasado
O homem me despreza
Ele não me valoriza
Já fiz de tudo para conquistar sua confiança, porém todas as tentativas foram inúteis, e cada dia que passa continua tirando pedaços de mim.
Eu tento mostrar-lhe a minha importância, mas ele não me ouve, nem sequer pára um segundo para refletir sobre minha utilidade, e o que represento para o planeta.
Pobre coitado nem se toca que faço parte de tudo que há no planeta.
Que sou a água que sacia tua sede.
Que sou o alimento que mata tua fome.
Que sou o ar que respiras.
Aliás, sou a tua vida, e me destruindo conseqüentemente estará planejando tua própria morte.
Entendo que estas ações não têm fundamentos conscientes, e sim a presença de uma ganância ilusiva de poder. O pior disso tudo é que a inteligência do homem não é capaz de perceber que o dinheiro não se come, nem se bebe, nem se respira. Muito menos, salva vida. Pode ser que ele até descubra algum dia, porém será muito tarde.

Você que parou pra me ouvir, não me deixe morrer.

Por favor
Salve-me!
Salve-me!
Salve-me...!


Marcos Aquino,
Queimadas - BA - por correio eletrônico
Endereço eletrônico: markosakynno@yahoo.com.br

Frases

"Tenha um pingo de consciência: economize água!"
Osvaldo Silva,
Santa Bárbara D’Oeste, SP

"O pequeno lago sobre o qual se inclina a velha ponte de pedra, é apenas uma imagem de si mesmo, sombra clara de águas que não resistiram à ofensiva do descaso e da sujeira. Mas ainda refletem o céu".
Ricardo Timm de Souza

O joão-de-barro se contenta com seu pequeno lar ajustado às suas necessidades - a patologia da posse desmedida não o atingiu.
Ricardo Timm de Souza

"Quando o homem aprender a respeitar até o menor ser da Criação, seja animal ou vegetal, ninguém precisará ensiná-lo a amar seu semelhante".
Albert Schweitzer,
médico, teólogo, músico e filósofo

"O mundo é capaz de prover para todos o suficiente às suas necessidades básicas. Mas, não é grande o bastante para prover os desejos de uma só mente ambiciosa".
Mahatma Gandhi,
líder espiritual e político indiano

"Tudo quanto fere a terra, fere também os filhos da terra".
Cacique Seatle,
líder da tribo Duwamish, nos Estados Unidos

"A gente precisa sair desta zona de conforto em que todo mundo está acomodado, esperando o mundo acabar em barranco. Temos que tomar as coisas para nós, porque somos nós que vamos fazer as coisas diferentes".
Adriana Imparato,
ativista do Greenpeace

http://www.mundojovem.com.br/datas-comemorativas/meio-ambiente/mensagens-meio-ambiente